- Área: 560 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcela Grassi, Roland Halbe
-
Fabricantes: Bover, Ideal Work
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão projetado para Copagri chamado 'Love IT’ está localizado na porção sudeste da Arena do Lago - um grande corpo d'água circular no final do Cardo, um dos eixos principais do master plan da Expo Milão 2015 - e circundado pelo Pavilhão da União Europeia e o Pavilhão Vanke.
Sua implantação está no pátio junto ao Pavilhão da Itália, chamado 'Minamora’, um nome que em italiano conjura o conceito auspicioso de se apaixonar "M'innamoro", mas que na verdade provém da palavra japonesa "Minamo" que significa superfícies de água.
O projeto resulta da combinação de duas cúpulas individuais de mesmo diâmetro, mas de alturas diferentes. Uma vez agrupados, criam um espaço flexível e bem estruturado que pode ser subdividido para se adequar a diferentes necessidades dos espaços internos. A cúpula dupla consiste de um origami de elementos estruturais de madeira laminada colada, unidas por chapas de aço.
A cúpula é concebida como uma variação do vasto espaço público em que está inserido: por essa razão, a estrutura apresenta grande permeabilidade e coerência com seu entorno.
A estrutura é composta de um grande grid tridimensional que gradualmente se transforma em estruturas similares à galhos de árvores costurados, à medida que sobe para o topo aberto da cobertura. Os elementos estruturais se transformam em elementos arquitetônicos, projetados como fachadas interna e externa, assim como os galhos de uma árvore. Os espaços vazios do grid reforçam a permeabilidade da luz e do ar, aliados com a continuidade visual entre interior e exterior.
A cúpula dupla é uma estrutura pré-fabricada, feita de madeira laminada colada de Abeto com juntas de aço revestidas de zinco. Máquinas de controle numérico cortaram os elementos estruturais, e eles podem facilmente ser montados e desmontados de acordo com as necessidades de reuso da Copagri após a Expo, assim como estava determinado nos requerimentos de projeto do concurso.
A parte superior das cúpulas, chamadas de "chapéu", podem abrigar os serviços necessários do edifício em si e para a Arena do Lago, que consiste de luzes, antenas, auto-falantes, entre outros.
Uma camada interna de PVC translúcido, suspenso dos vértices das estruturas cobrem as aberturas e evitam a penetração de água nos interiores. As lâminas de PVC seguem o grid estrutural.
Abafadores de PVC brancos e translúcidos cobrem o espaço interno em correspondência ao óculo central: estes elementos não estão vinculados à lâmina de PVC interna, garantindo ventilação natural pelo efeito chaminé. A ventilação natural é essencial: além das aberturas superiores, todo o perímetro das cúpulas é coberto com uma tela.
A cúpula aparece como um elemento de luz na praça pública: a estrutura não apenas inclui um sistema de auto-iluminação, mas também proporciona iluminação para o entorno: resplandece como um farol que brilha intensamente, sua luz refletindo na superfície do lago, amplificando seu esplendor.
As lâmpadas espetaculares, também em forma de cúpula, são suspensas em relação à vigas e se penduram na estrutura para iluminar todos os elementos da configuração interna.
De acordo com as necessidades dos expositores, a cúpula conta com duas entradas afim de organizar o fluxo de visitantes procedentes do Palazzo Itália, desde Cardo, e os espetáculos ao redor de Albero della Vita.
O layout interno é organizado em áreas. A meno cúpula abriga 13 grandes expositores triangulares, criando o típico ambiente de um mercado italiano. Cada espaço expositivo é como um anfitrião, trocando produtos a cada semana, com produtos únicos e naturais, narrados por seus agricultores. Sob a cúpula maior, um cilindro abriga uma pequena sala de demonstração de cozinha, uma exposição multi-sensorial e dois espaços dedicados à pizza biológica e à degustação de sorvetes italianos.
As portas da entrada foram fabricadas com uma estrutura de aço e painéis de madeira: as portas são abertas de manhã e se mantém assim durante todo o dia. Estes painéis são modulares e idênticos aos estruturais, podem ser abertos e portanto, revelar sua verdadeira natureza. Quando as cúpulas estão fechadas para visitação, recriam a integridade do grid estrutural de madeira.
A fundação da cúpula é feita a base de concreto armado. O piso interno é de alta resistência de fácil limpeza, pintado com ácido sintético e se converte em parte do piso de concreto.